Tábua Cronológica da Bíblia
Tábua Cronológica da Bíblia foi lançada em janeiro de 2007 pela Editora Defanti e é um compêndio teológico ricamente ilustrado com mais de 300 imagens entre desenhos, pinturas, fotografias e infográficos super detalhistas. Esta é a primeira obra do gênero lançado no Brasil e em língua portuguesa. O colossal trabalho é uma revisão e complementação com vasto conteúdo adicional que foi baseado em um clássico da teologia de James Ussher, um Arcebispo e grande reformador do século XVII. Este feito ímpar conta a história da humanidade usando a Bíblia Sagrada como referência de linha cronológica. O livro tem um formato incomum tipo sanfona que quando aberto pode ser visto a contagem de tempo de forma linear e alcança quase 8 metros de comprimento (4 de cada lado) e pesa mais de 1kg.
Este trabalho que durou cerca de 1 ano como era de se esperar teve muitas dificuldades técnicas. Uma delas era a diretriz de como se usar o texto impresso em toda obra apenas em preto pois assim as pranchas (páginas) poderiam ser impressas em outro idioma sem problemas. Curiosamente o único lugar onde isso não ocorreu foi onde esta escrito o nome JESUS que ficou em branco e vermelho, podendo ser usado assim em qualquer idioma ocidental. Outra dificuldade era o “casamento” das páginas e dobras que têm que ser coladas a mão. A impressão de todas as pranchas teve que ser feita de uma só vez e dos 2 lados.
Em maio de 2024 fiz a versão do livro em língua inglesa com o nome “The Biblical Timeline” que contou com algumas pequenas adaptações para o idioma e também pequenas atualizações em relação a versão de língua portuguesa.
Ideal para estudiosos, historiadores, religiosos, teólogos e apaixonados pela história da humanidade, este livro fora de série permite ao leitor uma visão sobre o início dos principais povos que formaram o berço da civilização ocidental.
Em 2007 esta obra ganhou o 30º Prêmio Clio de História pela Academia Paulistana da História. Até o momento (2020) essa é a única publicação do gênero em língua portuguesa.