Muitos Matizes
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” – São Tiago
Trabalhando profissionalmente desde 1986 adquiri grande experiência na área editorial, web, produção gráfica, ilustração tradicional e digital, edição de Imagens, fotografias imersivas, imagens estereográficas e editoração eletrônica. Tenho profundo conhecimento em vários aplicativos em Macintosh tais como Adobe Illustrator, Photoshop, InDesign, dentre outros desde 1996. Praticamente vi a transformação do trabalho analógico para o digital (DTP).
No começo como aprendiz trabalhei em dois jornais e uma revista, depois em gráficas, vários departamentos de arte de agências de publicidade e estúdios. Tive ocupações com fotografia (desde a película), serigrafia e outras coisas relacionadas às artes gráficas. Conheço praticamente quase todo o processo relacionado a execução de um projeto gráfico. Somente a partir de 1992 considero que meu trabalho tomou formatação mais séria, pois a partir dessa data avalio que tive bons trabalhos veiculados na mídia.
Me graduei em Comunicação Social pela Faculdade Cândido Rondon em Cuiabá/MT em 2007 e em 2008 ensinei Planejamento Gráfico e Editoração Eletrônica como professor no Curso de Jornalismo nessa mesma faculdade. Toda esta experiência me deu facilidade em conseguir gerenciar e organizar informações visuais complexas, tanto que em 2008 ganhamos um prêmio nacional na produção de uma obra gráfica extremamente difícil de se fazer (Tábua Cronológica da Bíblia). Em maio de 2024 fiz a versão deste livro em língua inglesa com o nome “The Biblical Timeline”.
Durante todo esse período muitas coisas mudaram, outras se adaptaram e algumas praticamente morreram. Sei que a tecnologia é uma poderosa ferramenta que facilitou criativamente a vida de muitas pessoas, mas por outro lado também nivelou algumas características de nossa profissão por baixo. Não a desprezo, no entanto acredito muito mais no potencial e criatividade das pessoas que as consideram apenas como uma ferramenta.
Clareza, objetividade, eficiência e excelência — estes são os valores que considero no nosso trabalho.